Páscoa Judaica

Páscoa Judaica

Páscoa Judaica: Para os judeus (Pessach ou Pesach) é uma festa muito antiga usada para celebrar a libertação do povo hebreu do quando se libertaram do cativeiro do Egito antigo, aproximadamente em 1280 a.C.  

Essa festividade tinha início a tarde do dia 14 do mês lunar de Nisan e era servida uma refeição semelhante a que os hebreus fizeram ao sair apressadamente do Egito para a comemoração (o Sêder de Pessach).

SÍMBOLOS DA PÁSCOA: A Páscoa ( Pessach ou Pesach ) tem muitos símbolos representativos dependendo da cultura e religião do povo que está comemorando este ‘dia religioso’ por assim dizer, assim como quase todas as celebrações religiosas. A maioria destes símbolos, no entanto, foram sincretizados pela igreja a partir de costumes e rituais pagãos ou de outras religiões.
O coelho, por exemplo, por causa de algumas culturas, se tornou um dos principais símbolos desta festividade em referência as comemorações feitas pelos povos antigos (apesar de muitos acharem que ele faz parte apenas do comercio, ou invenção do consumo do mundo moderno) durante o começo da primavera. Acreditava-se que o coelho era a representatividade da fertilidade e do ressurgimento da vida.
O ovo também é um símbolo da Páscoa, pois representa o começo da vida. Vários povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes a passagem para uma vida feliz. Aqui no Brasil, presenteamos as pessoas com deliciosos ovos de chocolate. Partir deste costume, surgiram os primeiros Ovos de Páscoa que perduram até hoje.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website