Chocolate puro, fracionado e hidrogenado.

É difícil encontrar uma pessoa que não goste de chocolate, né?

Como ingrediente de sobremesas, como torta gelada e pavê, ou puro, ele é uma delícia. Há alguns tipos diferentes de chocolate, como o puro, o hidrogenado e o fracionado. Você sabe quais são as diferenças entre eles? Primeiro, vamos a uma informação básica: o chocolate é feito com massa de cacau. Quanto mais massa de cacau ele tem, mais amargo e mais escuro ele é. Por esse motivo, o chocolate branco não é considerado um chocolate.

Chocolate puro ou nobre

De acordo com as leis do Brasil, o chocolate precisa ter no mínimo 25% de massa de cacau para ser considerado chocolate. A base dele é manteiga de cacau e ele tem uma textura macia.

Para trabalhar com ele puro, é necessário fazer a temperagem. Não, não se trata de colocar sal não viu: a temperagem é uma técnica na qual o chocolate é aquecido e resfriado, para que ele fique brilhoso, com boa textura e bem fácil de ser moldado.

 

Chocolate fracionado

O chocolate fracionado é considerado cobertura. A manteiga de cacau é parcialmente substituída por outra gordura vegetal. Ele tem cobertura mais aveludada do que o hidrogenado e seca bem mais rápido. Também não precisa passar pelo processo de temperagem e é indicado para fazer decoração e para banhos de chocolate (como em bombons, pão de mel, donuts etc).

 

Chocolate hidrogenado

O chocolate hidrogenado também é considerado uma cobertura. No processo de fabricação, a manteiga de cacau é substituída por outra gordura vegetal, como óleo de babaçu e palma. Esse tipo não precisa passar pela temperagem. Ele resiste bem às mudanças de temperatura e calor e costuma ser usado para fazer decoração de bolos e doces.


 

Aqui no nosso blog têm várias receitas com chocolate, que tal dar uma visitada por lá? 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*
Website